Conheça o trabalho de Janice Poon, food stylist responsável por criar banquetes de Hannibal, Star Trek Discovery e American Gods

O que você acha de uma suculenta perna humana, bem temperada e assada no ponto correto e elegantemente empratada? E que tal um pedacinho de sashimi de Gorgamander, as “baleias espaciais” de Star Trek Discovery?

Se você em algum momento se pegou no conflito entre ter água na boca e náusea ao se deparar com essas refeições extremamente realistas – e peculiares – de seriados como Hannibal, Star Trek Discovery e American Gods, também deve ter se perguntado “será que isso aí é cenográfico ou é de verdade mesmo?”

Pois a resposta é “Sim! São comidas e refeições de verdade“. E todas são criações de Janice Poon, food stylist responsável criar as mais diversas iguarias, sejam elas de outro planeta ou da dispensa do Dr. Hannibal Lecter.

Janice e Bryan Fuller discutindo o próximo banquete no set de filmagem de Hannibal

Vivendo em Toronto, Canadá, a premiada food stylist e escritora Janice Poon já fez de tudo um pouco. Já foi estilista de vestidos de noiva, de joias e embalagem de perfumes, mas foi com seu trabalho artístico-culinário de estilista de comida para a série Hannibal, que Janice ganhou o estrelato.

Enquanto os telespectadores ficavam chocados com cada receita no seriado, Janice publicava em seu blog os bastidores, ingredientes e desafios de criar as receitas nada ortodoxas na vida real.

O convite para participar veio por acaso, quando a namorada de Janice a recomendou para um dos produtores da série, que ainda estavam filmando o piloto, e precisavam de alguém para ajudá-los na produção das receitas. Dali em diante, o talento de Janice foi sendo cada vez mais requisitado.

É dela o famoso “sashimi” de Gorgamander em um dos episódios de Star Trek Discovery. Mas como servir um sashimi para um ator vegano? Reproduzir a textura e aparência fazendo uma espécie de filé a base de castanhas.

Agora, como fazer um ator devorar alguns rims e corações como se não houvesse amanhã? Para resolver este problema, ela criou este belíssimos brioches vegetarianos, para que o ator da série Hemlock pudesse repetir a cena várias vezes sem grandes problemas.

Outra série onde o trabalho de Janice aparece da forma mais elegante possível é em American Gods. Assim como fez em Feeding Hannibal, ela também registrou todos os bastidores (com direito a anotações, rascunhos, fotos de backstage e até mesmo as receitas) da série em seu blog.

E para não falar que as receitas são macabras, todas tortas que aparecem no Dixie Doug´s em A Forma D´Água são criações de Janice.

Se você quiser acompanhar o trabalho dela é só acessar o blog janicepoonart.blogspot.com. E se você der sorte, talvez consiga uma edição usada do esgotado livro Feeding Hannibal, à venda na Amazon.

[Fotos: http://janicepoonart.blogspot.com/]

 

 

 

Co-fundador e editor do Urbanaque.com.br e Birrinhas.com

Be first to comment