Poesia e fotografia se unem em “O Povo Brasileiro” de Marcela Jardini

Munida de uma máquina fotográfica e muita disposição para bater perna pelas cidades Brasil afora, a diretora de arte Marcela Jardini, absorve as vivências e histórias de pessoas reais da grande metrópole e as traduz em belíssimas imagens.

Agora boa parte deste repertório visual está reunido em “O Povo Brasileiro”, um zine de 56 páginas que imprime momentos brazucas casuais e excêntricos ao mesmo tempo. “Eu tive a ideia depois de observar a estética, e o tom de alguns projetos já feitos anteriormente. A maioria tinha cores fortes, retratos de pessoas que não seguem um padrão pre definido. E ao decorrer do ano, a situação política do Brasil me fez pensar que produzir um conteúdo que exalta a beleza brasileira pode servir de inspiração em tempos que precisamos”, diz Marcela.

O zine tem uma tiragem inicial de 250 unidades e é dividido em 4 capítulos: “Miss favela: um dia com Debby moradora do Morro do Vidigal“, “Bundas: Apenas bundas, todo mundo tem“, “Eu não sei quem sou: uma dança baseada no movimento do autoconhecimento” e “Histórias do Povo Brasileiro: série de retratos e breve histórias individuais do Povo Brasileiro“. Quem quiser adquirir uma cópia pode encontrar o zine em São Paulo na Casa Plana e na Sê-lo editora, em Minas Gerais na Galeria Adro e em Buenos Aires no Proyecto Piraña.

Operando em piloto automático,

não reparamos que histórias valiosas

acontecem ao nosso redor.

Estar aberto a sentir a presença diária

das pessoas que envolvem nossas vidas,

figurantes ou não, é se conectar

com espelhos de nós mesmos.

Histórias do Povo Brasileiro

é feito de pessoas reais,

recortes de vida, crônicas, cores fortes, retratos, dança.

transformando o individual excêntrico

do dia a dia brazuca em poesia visual.”

Co-fundador e editor do Urbanaque.com.br e Birrinhas.com

Be first to comment