“Sal, Gordura, Acidez e Calor”, uma série obrigatória para quem gosta de cozinhar

Programas e séries de culinárias precisam ser saborosos, bem temperados e provocar as mais diversas sensações sensoriais no telespectador. Basicamente espelham a vida real de quem trabalha com cozinha, ou que gostam muito de cozinhar, e uma pesada de mão no ingrediente pode estragar tudo. E isso não é o caso do novo programa da Netflix, “Sal, Gordura, Acidez e Calor”, estrelado pela escritora e chef Samin Nosrat, e inspirado no livro best seller de mesmo nome.

Antes de lançar o seu primeiro livro, Samin Nosrat fez parte da equipe do famoso Chez Panisse, além de dedicar boa parte de sua vida a ensinar as pessoas a cozinharem sem apelar para técnicas mirabolantes. Junte tudo isso ao carisma e às reações sinceras de Nosrat experimentando os ingredientes durante o programa, e temos uma série apaixonante e, muitas vezes, emocionante.

A série é dividida em quatro episódios, cada um levando o nome de um dos elementos do livro de Nosrat. Em “Gordura” você consegue sentir o cheiro das oliveiras da Itália e do azeite recém prensado, que a protagonista entorna em uma taça com tanto gosto, que você daria tudo para estar no lugar dela. E o espetáculo sensorial segue nos outros epísódios: o molho shoyu em “Sal”, produzido em barris centenários no Japão, que descansam pacientemente durante dois anos; os mais variados tipos de laranjas ácidas em “Ácido”que cozinham e temperam a culinária mexicana é algo espetacular; e as técnicas que Nosrat utiliza em “Calor” são simples e transformadoras.

Mas o grande ponto da série é entender a importância dos ingredientes básicos da cozinha. E a autora faz questão de deixar bem claro que se você conseguir dominar isso, você será mais do que um cozinheiro, será um cozinheiro acima da média. E quem gosta de cozinhar, gosta de estudar o propósito de cada ingrediente numa receita, não pode deixar de ver – e rever – os episódios.

Uma das receitas mais surpreendentes é o ovo cozido marinado no missô e temperado com pitadas de canela em pó. E ele é explicado de forma tão simples que você consegue facilmente prepará-lo em casa. E vai por mim, fica muito bom.

Viajar pela Itália, Japão e México ao lado de Samir Nosrat é uma das coisas mais deliciosas que a Netflix pode te oferecer hoje. Item obrigatório para todos os amantes da cozinha, bons cozinheiros e bons de garfo.

Co-fundador e editor do Urbanaque.com.br e Birrinhas.com

Be first to comment